X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Regional

Copa Moto Snob Novamoto MX - 1ª etapa - Sta Bárbara D`Oeste - SP
Publicado em: 30/08

Roosevelt e Ratinho vencem as principais categorias 
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada Categoria Intermediária


Cassinho Rodrigo
A Copa Moto Snob Novamoto de Motocross teve sua primeira etapa realizada em Santa Bárbara D’Oeste, interior paulista, nos dias 26 e 27 passados. A organização do evento está a cargo da empresa Pepe Promoções e Eventos, que mostrou muita competência na realização da prova, mesmo sendo estreante no meio off-road. A copa nasce já com status de mega-evento, e com uma estrutura invejável. Praça de alimentação, grandes arquibancadas para o público (que compareceu em peso!), boa area de box, banheiros, e tudo o que é necessário para o conforto de pilotos, equipes e espectadores. A premiação é de dar água na boca a qualquer piloto. Serão R$70.000,00 distribuídos ao longo do campeonato, incluíndo três motocicletas zero-quilometro. 

Essa premiação atraiu grandes nomes do cenário nacional, entre eles: Roosevelt Assunção, Marcelo “Ratinho”, Rafael Zenni, Wellington Garcia, entre tantos outros, que garantiram o espetáculo nas dez baterias disputadas. 


Evandro Bacchin
O evento contou com a incansável dedicação de André Stocovich, piloto bastante conhecido no meio, que agora assume o papel de diretor de prova, e que juntamente com Gustavo Benetton cuidou para que todos os detalhes dentro da pista estivessem perfeitos. Com isso, o cronograma foi seguido a risca, e a pista esteve em perfeitas condições para a realização da prova. Mais um ingrediente que contribuiu para o sucesso dessa primeira etapa foi a presença do locutor Ximboca, que tratou de animar e informar o público durante todo o dia. 

Bom, deixando os detalhes de lado, vamos ao que interessa, Motocrosssss!! As baterias mais esperadas do dia foram a MX2, MX Gold e também a Tornado, que teve a presença dos prós Rafael Zenni e Wellington Garcia. Confira abaixo como foram as provas, e quem saiu na frente na briga pelo título.

Na categoria Iniciantes o vencedor decidiu a prova já na primeira curva. Cassinho Rodrigo fez o holeshot e abriu caminho para uma vitória tranquila. Fábio de Méo esteve na vice-liderança durante toda a prova, mas no final Maurício Gerlach, que havia largado na quarta colocação, encostou em Fábio, roubando-lhe a posição a duas voltas do final. Eduardo dos Santos e Alcy dos Anjos foram quarto e quinto colocados respectivamente.


Rafael Zenni
Em seguida largou a categoria Intermediária, e copiando a atuação de Cassinho na Iniciantes, Evandro Bacchin acelerou forte sua YZF 450cc para assumir a liderança desde o início da prova. Nessa bateria destaque para o jovem Heinz Crispim, que largou em posições intermediárias, mas rapidamente chegou à terceira posição, onde começou uma forte disputa de gerações com o experiente Fábio Aleixo. A resistência de Fábio durou doze minutos, momento em que Heinz assumiu a segunda colocação, partindo em perseguição ao líder da prova. Aleixo não diminuiu o ritmo e acompanhou de camarote Bacchin se defender das investidas de Heinz e garantir a primeira colocação. Heinz e Aleixo chegaram na sequência. Bruno Lima venceu, na última volta, uma bela disputa com Eduardo Malavasi, conquistando assim a quarta colocação.

Rafael Zenni e Wellignton Garcia participaram da categoria Tornado atraídos pelo grande prêmio da copa, uma Honda XR 250 Tornado, que será entregue ao campeão ao final das seis etapas. Os dois pilotos pros não tomaram conhecimento das limitações das motinhos nacionais e aceleraram com vontade, prendendo a atenção dos espectadores. Wellignton esteve a frente durante toda a prova e foi abrindo vantagem sobre Zenni. 


Paulo Giovanni
Com a prova garantida Wellington vê a vitória escorrer entre seus dedos a duas voltas do final, quando o motor de sua moto abriu o bico. Zenni pôde comemorar seus primeiros 25 pontos rumo ao grande prêmio. Paulo Giovani é presença garantida no pódio das categorias nacionais, e dessa vez não foi diferente. Sem se intimidar com a presença dos pilotos profissionais Paulinho acelerou forte, manteve bom ritmo e herdou a segunda colocação com o abandono de Wellington. Luis Carlos Laurindo chegou em seguida, depois de disputar posições com Fernandes Lemos e Rodrigo Guedes, quarto e quinto colocados respectivamente.

Paulo Giovanni alinhou mais uma vez, agora para a disputa pela vitória na categoria Nacional. Nessa prova Paulinho ocupou a posição em que está mais acostumado, a liderança, depois de largar na segunda colocação, atrás de Luis Carlos Laurindo, que caiu no início e voltou nas últimas posições. A terceira, quarta e quinta colocações foram decididas depois de alguma trocas de posições, entre Rodrigo Guedes, Thiago Piolli e Ivan de Oliveira, e o resultado final foi: Paulo Giovani, Rodrigo Guedes, Luis Carlos Laurindo - com uma fantástica recuperação apesar de mais uma queda durante a bateria - e Ivan de Oliveira. 


Marcello Ratinho Lima


Thales Vilardi
Na MX2 a coisa começou a ficar mais rápida e mais emocionante ainda. De olho no gate podíamos ver alguns dos maiores nomes do motocross nacional, e a espectativa era grande. Ao cair o gate Edson Bertos roubou a cena e ficou com o holeshot. Algumas curvas depois Ratinho e Wellington Garcia assumiram as primeiras posições e iniciaram uma das grandes disputas do dia, se distanciando rápido dos demais pilotos. 

A presença constante de Wellington não tirou a concentração de Ratinho que, sem erros, começou a abrir vantagem na segunda metade da prova para receber a bandeirada quadriculada com tranquilidade na primeira posição. A briga pela terceira e quarta colocações ficou entre Thales Villardi, Rafael Zenni, Roosevelt Assunção e Edson Bertos, que ao longo da prova foi perdendo contato até finalizar isolado na sexta colocação. Thalles resistiu às investidas de Zenni, mas acabou perdendo o terceiro posto para Roosevelt aos dezoito minutos de prova. Zenni também acabou conseguindo superar Thalles, confirmando a quarta colocação.


Fábio Aleixo
Sem descanso Thales voltou ao gate, dessa vez matando saudades na categoria 85cc, onde conquistou importantes resultados para sua carreira. Thales venceu a prova, mas foi acompanhado de perto por Dudu Lima todo o tempo. Gabriel Zenni foi o terceiro colocado, a frente de Hector Assunção, que depois de conquistar o holeshot e uma queda na primeira curva, teve muito trabalho para alcançar os demais competidores. Hector chegou ao quarto posto depois de passar Danilo Veltroni nos últimos cinco minutos de prova.

Os mais experientes pilotos alinharam no gate para a bateria da categoria MX3. João Carlos Nunes fez o holeshot, mas foi perdendo rendimento durante a prova até finalizar na quinta colocação. Fábio Aleixo assumiu a liderança no início, foi acompanhado por Alessandri Dias, mas depois abriu vantagem e recebeu a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição. João Oliveira, retornando às pistas depois de se recuperar de uma lesão sofrida numa etapa do Arenacross fez boa prova, chegou a ocupar a quinta colocação, e encontrou seu melhor ritmo no decorrer da prova, e aos doze minutos passou a pressionar Lê Dias pela vice-liderança. Logo depois Lê cedeu a posição ao se atrapalhar com um retardatário, e deixando sua moto morrer perdeu várias posições. Final: Fabio Aleixo, João Oliveira, Marco Mugão, Luciano Panhozzi e João Carlos Nunes. 


Roosevelt Assunção


Anderson Amaral
A última bateria do dia, a MX Gold, reuniu mais uma vez Roosevelt, Ratinho, Wellington, Zenni e compania. O vencedor da categoria Intermediária, Evandro Bacchin, teve seus minutos de fama ao largar na primeira posição, mas no decorrer da prova Bacchin ficou para trás, finalizando fora dos cinco primerios. O grande público presente vibrou com mais uma empolgante briga pela vitória, dessa vez entre Ratinho e Roosevelt. Com várias trocas de posição e uma pilotagem muito rápida e técnica, os dois primeiros levantaram a galera enquanto travavam a disputa. 

Na primeira metade da bateria Wellington Garcia estava no páreo e acompanhava de perto os dois primeiros, mas depois foi perdendo contato, e a atenção de todos se voltou definitivamente para a briga entre os líderes, que durou até a bandeirada quadriculada, com pequena vantagem para Roosevelt Assunção. Rafael Helal superou Zenni, consquistando assim o quarto posto.

Durante o dia ainda foram disputadas as categorias 65cc e 50cc. Resultado 65cc: Anderson Amaral, Gabriel Marques, Lucas Cardoso e Paulo Henrique Soares. Resultado 50cc: Guilherme Costa, Carlos Evangelista e Renato Paz. Na 50cc houve uma eletrizante disputa entre Carlinhos Evangelista e Renatinho Paz. Os dois trocaram posições durante toda a bateria e arrancaram gritos e aplausos do público.


Guilherme Costa
Fim do evento. Por tudo o que vimos durante o dia saímos de Santa Bárbara com a certeza de que nasceu um novo campeonato que tem tudo para crescer e se tornar uma referência de qualidade no motocross do Estado de São Paulo. A próxima etapa será disputada em Américo Brasiliense (ao lado de Araraquara) nos dias 23 e 24 de setembro. André Stocovich convoca todos os amigos do esporte a prestigiarem a próxima etapa que certamente terá tanto sucesso quanto a de abertura. Nos vemos lá pessoal!

A Copa MotoSnob Novamoto de Motocross tem organização da Pepe Promoções e Eventos e Supervisão da Federação Paulista de Motociclismo. Patrocínio: Consorcio Agraben, Vector Rent a Car, Americana Digital, AgraBenetton Imports, Banco Finasa.

Co-patrocínio: Móbil, MRP Racing, Zelão Racing, Retifica Máster, Bandini lar e construção, Madereira Americana, Cel Engenharia, Gwm Seguros, Radio VOX 90, Jornal TODO DIA, Danny Cosméticos, Lagos Confecções, Formulários Covolan, ABA imóveis, MP terraplenagem, IRMAM Convênios Médicos, Roncar escapamentos.

Apoio: ABPMX. (Associação Brasileira de Pilotos de Motocross.)
Cobertura completa: MotoX – www.motox.com.br 

Veja também: galeria de imagens da prova com 507 fotos! 

Resultados

P. Iniciantes V. Dif M.Volta
1 583 Cassio Rodrigo 12 - 01:29.6
2 26 Maurício R. Gerlach 12 10.274 01:29.4
3 105 Fábio Henrique de Méo 12 11.75 01:31.0
4 17 Eduardo dos Santos 12 33.547 01:30.4
5 5 Alcy M. dos Anjos 12 34.865 01:30.3
6 9 Wagner Roberto (Rato) 12 36.312 01:31.8
7 135 Gustavo Bandini 12 +1:03.886 01:32.9
8 212 Vinícius Agusto Negrão 11 1 Lap 01:38.9
9 14 Ricardo Solimeno Filho 11 18.788 01:37.2
10 85 Alvino T. da Silva 11 21.533 01:39.3
P. Intermediária V. Dif M.Volta
1 323 Evandro Bacchin 14 - 01:19.5
2 150 Heinz Chrispin 14 0.34 01:19.3
3 50 Fábio Aleixo dos Santos 14 2.58 01:18.8
4 4 Bruno Lima 14 42.621 01:21.6
5 8 Eduardo Malavasi 14 45.287 01:22.6
6 25 Tiago Benevides de Carvalho 14 +1:04.640 01:23.2
7 5 João Carlos Nunes (Pezão) 14 +1:05.629 01:23.6
8 92 Thiago Piolli 14 01:06.0 01:23.7
9 45 Eduardo Mantovani 14 01:16.8 01:24.5
10 13 Luis Fernando Ramos 13 1 Lap 01:25.1
P. 65cc V. Dif M.Volta
1 33 Anderson Amaral 12 - 01:30.1
2 39 Gabriel Marques 12 2.758 01:29.8
3 89 Lucas Cardoso 11 1 Lap 01:48.2
4 117 Paulo Henrique Soares Silva 10 2 Laps 01:58.1
P. 50cc V. Dif M.Volta
1 33 Guilherme Costa 10 - 01:13.9
2 71 Carlos Tavares Evangelista 10 22.59 01:15.3
3 8 Renato Costa Matos Paz 10 23.624 01:15.4
P. Tornado V. Dif M.Volta
1 54 Rafael Zenni 14 - 01:20.2
2 15 Paulo Giovanni de Oliveira 14 27.043 01:24.1
3 43 Luís Carlos Laurindo Faria 14 30.314 01:23.5
4 2 Fernandes Lemos 14 40.599 01:24.3
5 152 Rodrigo Guedes 14 42.206 01:24.5
6 12 Marcos de Moraes 14 +1:01.332 01:24.8
7 93 William Salmaso 14 +1:08.558 01:24.8
8 7 Renato Pires de Moraes 14 +1:11.384 01:25.7
9 98 Ivan de Oliveira 14 +1:12.154 01:26.6
10 417 Deivison Francisco Rodrigues 13 1 Lap 01:28.0
P. Nacional V. Dif M.Volta
1 15 Paulo Giovani de Oliveira 13 - 01:27.3
2 152 Rodrigo Guedes 13 18.929 01:27.3
3 93 Thiago Piolli 13 19.713 01:27.6
4 43 Luis Carlos Laurindo Faria 13 26.379 01:26.3
5 98 Ivan de Oliveira 13 48.359 01:30.9
6 417 Deivison Francisco Rodrigues 13 +1:24.540 01:32.3
7 12 Marcos de Morais 13 +1:24.842 01:28.7
8 8 Paulino Lúcio Mergulhão 12 1 Lap 01:31.5
9 89 Amaurí Corrêa 12 14.79 01:32.2
10 22 Rodrigo Arthur (Cartuchera) 12 15.815 01:32.8
P. 85cc V. Dif M.Volta
1 0 Thalles Vilardi 12 - 01:20.6
2 6 Eduardo Lima (Dudu) 12 25.709 01:20.8
3 26 Gabriel Zenni 12 51.331 01:23.5
4 126 Hectir F. Assunção 11 1 Lap 01:23.8
5 133 Danilo Veltroni 11 15.792 01:28.5
6 151 Rodrigo Gaspar de Freitas 11 29.389 01:28.5
7 701 Luíz Henrique Figueireto 11 48.985 01:31.4
8 92 Anderson Amaral 11 +1:00.354 01:33.1
9 99 Elio Molero Felix 11 +1:00.680 01:32.7
10 26 Caio César Marques Maia 10 2 Laps 01:38.8
P. MX-3 V. Dif M.Volta
1 50 Fábio Aleixo dos Santos 13 - 01:12.2
2 12 João Oliveira 13 48.57 01:23.1
3 158 Marco Murão 13 52.858 01:25.3
4 251 Luciano Adenir Panhozi 13 54.654 01:27.0
5 5 João Carlos Nunes (Pezão) 13 +1:05.892 01:26.3
6 47 Alessandri P. Dias 13 01:24.9 01:23.6
7 26 Maurício R. Gerlach Alvarez 13 01:26.8 01:29.9
8 105 Fábio Henrique de Méo 13 01:27.9 01:28.9
9 62 Roque Colman 12 1 Lap 01:30.6
10 160 Celestino Flaire Jr. 12 1.626 01:30.6
P. MX-Gold V. Dif M.Volta
1 3 Rossevelt Assunção 18 - 01:14.7
2 6 Marcelo Lima (Ratinho) 18 1.412 01:15.0
3 9 Wellington Garcia Matos 18 29.049 01:15.8
4 20 Rafael Helal 18 36.073 01:16.2
5 7 Rafael Zenni 18 42.651 01:16.5
6 997 Thalles Vilardi 18 +1:25.862 01:17.5
7 39 Edson Luiz Bertos 17 1 Lap 01:18.4
8 323 Evandro Bacchin 17 7.634 01:20.7
9 152 Heinz Chrispim 17 31.614 01:20.6
10 1 Eduardo Lima (Dudu) 17 45.706 01:21.4
P. MX-2 V. Dif M.Volta
1 1 Marcelo Lima (Ratinho) 18 - 01:15.2
2 9 Wellington Garcia Matos 18 11.634 01:14.9
3 31 Roosevelt Assunção 18 36.19 01:17.3
4 7 Rafael Zenni 18 43.788 01:17.1
5 997 Thalles Vilardi 18 56.685 01:17.2
6 39 Edson Luiz Bertos 17 1 Lap 01:19.1
7 12 João Oliveira 15 3 Laps 01:29.6
8 38 Eduardo Lima (Dudu) 2 16 Laps 01:22.3
9 89 Amauri Correa da Silva 0 - -
10 182 Francisco Gianetti 0 - -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet